sábado, 24 de setembro de 2011

Shiatsu

   


Na massagem Shiatsu aplica-se pressão manual e digital sobre a pele com o intuito de prevenir e curar a doença pela estimulação dos poderes de recuperação naturais do corpo, combatendo os elementos que produzem fadiga e promovendo a boa saúde geral.

Os efeitos do Shiatsu são os seguintes:

·         Flexibiliza a pele e o sistema muscular

·         Regula as funções neuronais

·         Melhora o sistema circulatório e melhora o controlo do sistema endócrino

·         Ajuda a recuperação do equilíbrio do sistema digestivo e facilita as suas funções



Este tipo de massagem é originária do Japão, que baseia os seus pressupostos na antiga Medicina Tradicional Chinesa. É uma técnica que combina a massagem com a pressão nos pontos de acupunctura chineses. Contudo, o Sistema de Massagem Shiatsu, criado no séc. XX para dar resposta a necessidades de re-alinhamento energético do corpo, tem actualmente várias escolas e as técnicas utilizadas vão para além da simples pressão digital, utilizando-se igualmente a pressão das mãos, dos cotovelos, joelhos, pés ou mesmo o peso do próprio corpo do terapeuta. Contudo, o sistema inicial de Shiatsu utiliza basicamente os polegares e as palmas das mãos, sendo exercida pressão controlada sobre os fluxos energéticos através dos meridianos, em pontos específicos, para desbloquear e estimular a energia.

De uma forma geral, este método de massagem visa a recuperação e manutenção da saúde através do alinhamento energético do corpo. A massagem Shiatsu implica o conhecimento dos meridianos (linhas energéticas) do corpo, cujo fluxo harmonioso leva ao equilíbrio integral da pessoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário