sábado, 24 de setembro de 2011

Massagem Transversa Profunda

A Massagem Transversa Profunda consiste numa técnica de massagem que tem por fundamento mobilizar a pele e o tecido celular sub-cutâneo sobre o músculo ou outras estruturas profundas. Aplica-se nas sequelas de lesões das partes moles do aparelho locomotor, em especial naqueles síndromes álgicos pós-traumáticos em que tenham sido afectados as zonas musculo-tendinosas, cápsulo-ligamentosas e as bainhas sinoviais.

A sua aplicação produz os seguintes efeitos:

·         Gera-se uma hiperémia local através de fricção suave mais ou menos dolorosa, mas enérgica; esta hiperémia produz analgesia.

·         Provoca uma mobilização das fibras musculares, ligamentosas ou tendinosas, o que favorece a progressiva libertação e rotura de aderências. A dor diminui progressivamente à medida que a função do músculo ou ligamento tende a restabelecer-se, melhorando a mobilidade articular.



Indicações da Massagem Transversa Profunda:

·         Patologia cápsulo-ligamentosa (lesões tarumáticas agudas, entorses benignos recentes, sequelas de entorses e distensões, sequelas de capsulite em estado não recente, periartrites retracteis)

·         Patologia tendinosa (tendinites de carga ou pós-traumática, tendinites, entesites)

·         Patologia muscular (sequelas de distensões musculares, síndrome de dor miofascial, contracturas crónicas, cicatrizes fibrosas

Este tipo de massagem é habitualmente usado em associação com outra técnica de massagem, de forma a gerar a máxima eficácia.

Sem comentários:

Enviar um comentário