Biodanza


O que é a Biodanza

A Biodanza foi criada por Rolando Toro, psicólogo e antropólogo, na década de 60, no Hospital de Santiago do Chile, visando criar uma abordagem com o intuito de humanizar a medicina. 

O prefixo “Bio” deriva do termo Bios que significa vida. A palavra “dança” na acepção francesa significa movimento integrado pleno de sentido. A metáfora estava formulada: “Biodanza, dança da vida”.

A proposta da Biodanza não consiste em somente Dançar, mas em ativar, mediante certas danças, potenciais afetivos e de comunicação que nos conectem com nós mesmos, com o semelhante e com a natureza.

Assim, na sessão de Biodanza são propostos exercícios e jogos, individuais e em grupo, que, mediados pela música,  procuram a indução de vivências. 

Vivência é uma experiência vivida com grande intensidade por um indivíduo no lapso de tempo “aquiagora” e que produz efeitos emocionais, cenestésicos e viscerais. A vivência é a sensação intensa de estar vivo aqui e agora. 

Rolando Toro classificou as vivências em cinco grandes conjuntos expressivos do potencial humano. Os exercícios estão selecionados para estimular a produção de vivências específicas dentro desses cinco conjuntos de potencial e constituem as Linhas de Vivência

As cinco linhas de Vivência
  •          Vitalidade -A vitalidade caracteriza-se em termos gerais por um bom nível de saúde e harmonia orgânica. Do ponto de vista existencial, vitalidade é possuir fortes motivações para viver e possuir energia disponível para a ação (ímpeto vital). Sentimentos de alegria interior, entusiasmo, plenitude existencial são características de uma pessoa vital.
  •          Sexualidade – relacionada ao prazer de viver, de estar vivo, sensualidade e erotismo
  •       Criatividade – que tem haver com a expressividade, a espontaniedade, a inovação; criação da própria vida.
  •      Afetividade – reeducação afetiva, o encontro com o outro, a amizade e o amor; estado de afinidade profunda para com os seres, capaz de originar sentimentos de amor, amizade, altruísmo, maternidade, paternidade, companheirismo
  •       Transcendência - Em Biodanza o conceito de transcendência consiste na função natural do ser humano de vinculação essencial com todo o existente: seres humanos, animais, vegetais, minerais; em síntese, com a totalidade cósmica. Transcender é superar um limite

Uma sessão de biodanza é dividida em duas partes: uma parte de partilha inicial onde se expõe o tema da aula e para partilhas entre o grupo; e a parte da vivencial. 

O grupo é contentor, onde se reforçam os ecofatores positivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário